Onde a excêntricidade revela-se estapafúrdiamente

Para todos os amantes da censura

Na música brega, os seus cantores e compositores sempre tiveram uma liberdade de expressar suas idéias sem escrúpulo, adotando temas populares que faziam parte ou fazem parte da cultura brasileira e do imaginário popular, desde histórias sobre prostitutas, traições, a masculinidade, a feminilidade, a homossexualidade, as crianças, as drogas, a bohemia, a vagabundagem, a malandragem, os animais, as fantasias sexuais, o comportamento humano e outros diversos, abordados de forma simples e de fácil assimilação pela maioria das camadas populares. A música brega sempre foi motivo de preconceitos pela sociedade, principalmente, por aqueles que se consideram cultos ou intelectuais demais para aceitar esta música.

O ponto que quero chegar é sobre o papel importante que a música brega tem a respeito de expor e contribuir para liberdade de expressão. A censura sempre existiu, durante toda historia da humanidade sempre houve perseguição para exclui tudo aquilo que fosse contrario aos bons costumes e a moral da sociedade ou ao ideal do “estado”, fazendo com que essas pessoas que tinham idéiasdiferentes ou contrarias a alguém, vivessem na marginalidade. Pois, a maioria dessas pessoas com idéias marginalizadas foram as que mais influenciaram e contribuíram para o progresso e a inovação do mundo. E independente das idéias que elas tinham, apenas estavam evidenciando o seu direito que deveria ser legitimo de cidadão.

Viver com a lingua presa não tem graça!

Tudo que é brega não tem medo de ser criticado, porque ser brega já e motivo de crítica, seja qual for o tema ou o assunto abordado. E hoje se fala tanto em ser politicamente correto, que isso também se torna um tipo de censura da atualidade, seja num livro, na televisão, na radio, numa pintura, não pode fazer nenhuma tipo de apologia recriminatória ou algo considerado como ofensa a moral e a dignidade humana, porque se fizer as consequências são inúmeras na vida social.

A música brega sempre faz questão de evidenciar sua liberdade de expressão, por isso mesmo, eu fiz questão de colocar a música Vira-Vira de uma das bandas mais irreverentes, os Mamonas Assassinas. Lembrando que a banda toca rock que não deixa de ser brega.

Leave a comment